quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Vai viajar? Fique atento à vacina contra febre amarela

Disponível gratuitamente nos postos de saúde, precisa ser aplicada em quem vai viajar para regiões silvestres do país

vacina contra febre amarelaVocê está se preparando para viajar neste final de ano? Pode ser que você ou as crianças precisem tomar vacina contra a febre amarela. O alerta foi emitido pelo Governo do Estado de São Paulo e vale para quem for para as áreas silvestres de algumas regiões, como Minas Gerais, Bahia, Paraná, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns países, como Austrália e Peru, também exigem o certificado de vacinação para permitir a entrada de turistas.

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pela picada de mosquitos infectados pelo vírus da família flaviviridae. A pessoa que contrai a doença apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, amarelamento de pele e olhos e hemorragias.

"A vacinação é a única medida eficaz para evitar a infecção, e está disponível gratuitamente em postos de saúde. É muito importante que as pessoas que vão às regiões de risco e os moradores desses locais ainda não imunizados recebam uma dose da vacina”, afirmou em nota Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria do Estado de São Paulo.
O ideal é que a dose seja tomada dez dias antes da viagem. Para aqueles que já foram vacinados, a dica é observar o prazo de validade – dez anos a partir da data da vacinação. Crianças de 9 meses já podem ser vacinadas. A contra-indicação é apenas para gestantes, imunodeprimidos (pessoas com sistema imunológico debilitado) e pessoas alergias a gema de ovo.

A lista completa de postos que oferecem gratuitamente a vacina está disponível no site do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria.
Fonte: Revista Crescer por Andressa Basilio