quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Saiba os passos para solicitar o passaporte comum

Processo inclui preencher ficha online e tirar foto em posto da PF.
Documento deve ser entregue em até seis dias após realizado o pedido.

O número de passaportes expedidos no Brasil cresce a cada ano. Segundo dados da Polícia Federal (PF), 2,1 milhões de brasileiros obtiveram o documento em 2011 – 500 mil a mais do que no ano anterior e quase um milhão acima do número de 2009. Números parciais de 2012 mostram que, até o dia 18 de outubro, 1.589.239 passaportes foram expedidos.
 O tempo de espera por um agendamento varia de acordo com a época do ano e o lugar do país. Depois que todas as etapas do processo forem seguidas, a entrega tem que ser feita em no máximo seis dias, segundo informa a Polícia Federal.
 A seguir, confira o passo-a-passo para tirar o passaporte comum. Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Federal, pelo telefone 194 ou no site www.dpf.gov.br/simba/servicos/passaporte.

1- Preencha o formulário eletrônico no site da Polícia Federal.


2- Será gerado um boleto para pagamento de uma taxa (que é de RS 156,07 para o passaporte comum). Fique atento: a validade da guia é de 20 dias.

3- O sistema também realizará um agendamento da data em que será preciso ir ao posto da PF. Algumas unidades ainda não permitem o agendamento pela internet. Nesse caso, a recomendação é entrar em contato por telefone para saber como proceder.

4- No dia e horário agendados, vá ao posto de atendimento escolhido levando o boleto pago, o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais:
- Documento de identidade (para menores de 12 anos, pode ser a certidão de nascimento).
- CPF, caso o número desse documento não conste da identidade. Se a pessoa for menor de 18 anos, deve-se levar o CPF do responsável.
- Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa na última eleição (nos dois turnos).
- Para homens de 19 a 45 anos: documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para homens de 19 a 45 anos.
- Para os naturalizados brasileiros: Certificado de Naturalização.
- Se tiver passaporte anterior, é preciso leva-lo (esteja ou não válido).

5- Os agentes da PF colherão impressões digitais dos dez dedos e tirarão uma fotografia.

6- O solicitante receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte (no máximo, seis dias úteis). É preciso ir retirá-lo pessoalmente, levando um documento de identidade. Se não for buscado num prazo de 90 dias, ele será cancelado.

Outras informaçõesO turista precisa prestar atenção em alguns outros detalhes relacionados ao documento de viagem:
- O passaporte tem validade de cinco anos. No caso de menores de 4 anos, a validade é definida de acordo com a idade, conforme tabela disponível no site da PF.
- Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade. Assim, mesmo que o visitante fique no destino apenas um mês, não será possível entrar se faltarem cinco meses para o vencimento, por exemplo. Nesse caso, é preciso pedir outro passaporte antes de viajar.
- Não existe renovação de passaporte. Quando o documento vencer, é preciso pedir outro e passar por todo o processo de novo.
- Para menores de 18 anos, é exigida a autorização dos pais (clique para ver um modelo).
- A PF pode emitir um passaporte emergencial, entregue em até 24 horas, para quem não pode esperar o prazo de entrega comum. Mas isso só é possível em situações “cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno” (catástrofes naturais, necessidade de trabalho, motivo de saúde etc.), e é comprovado a urgência. A validade desse documento é de apenas um ano (clique para acessar mais informações no site da PF).
Fonte: G1

Nenhum comentário: